quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Se ligue!

Li um texto de Michel Foucault* sobre liberdade,dia desses.Confesso que me surpreendi um pouco.Embora o texto seja um tanto longo e filosófico,não resisti e me vi,novamente,em busca da Minha Liberdade... Tentarei simplificar o seu ponto de vista, resumindo a questão como sendo a liberdade o controle sobre nossos próprios desejos e vontades. Não é tão simples quanto coloquei aqui, agora. Explico:Para Foucault, a expressão da liberdade de cada um está intimamente ligada ao cuidado que cada um tem de si. Alguém que se entrega ao alcoolismo, por exemplo, não está usando de sua liberdade. Uma vez que não tem o controle sobre seus desejos e vontades. E, segundo ele, esse controle vem do conhecimento. Diz:

“Não é possível cuidar de si sem se conhecer. O cuidado de si é certamente o conhecimento de si (...) mas é também o conhecimento de um certo números de regras de conduta ou princípios.Cuidar de si é se munir dessas verdades...” pág.269

Munidos “dessas verdades”, usaremos a ética como prática racional de liberdade.Partindo desse princípio,entende-se liberdade não como,simplesmente, o ato de se jogar tudo pro alto e sair correndo mas como sinônimo de controle, domínio sobre desejos e vontades, como já foi mencionado aqui.Quem não cuida de si, ou porque bebe, ou porque fuma, ou porque é viciado em internet, cocaína – que são dois extremos mas vício é vício - , ou porque não se livra de seus medos, ou porque insiste em viver sofrendo, ou porque saiu nu no meio da rua, ou porque não foi votar na última eleição por decisão própria, não é livre...
Resumindo: ser livre é entender um jogo de “regras de conduta ou princípios” estabelecidos e determinar a sua posição pensando no cuidado que você deverá ter de si próprio.Eu jamais havia pensado em liberdade como controle. Especialmente sobre coisas, aparentemente, mais simples. Mas é óbvio que isso faz todo o sentido.Só podemos ser livres tendo o controle sobre TUDO que diz respeito a nós mesmos.
E como isso nem sempre é possível,o importante é pensar sempre se aquilo o que chamamos "liberdade" é realmente o melhor para nós.Isso fará a diferença! ;)

Zélia

* Michael Foucault in: Ditos e Escritos - A Ética do Cuidado de Si como Prática de Liberdade.