quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Liberdade esvaecida em pó de giz

A busca da felicidade é inerente ao ser humano. Sempre acreditei que buscar felicidade não significava ser ou estar triste. Mas cuidar para sempre me sentir livre nas minhas escolhas e decisões. Algo em que nunca acreditei foi que liberdade significasse fazer o que quiséssemos. Fiquei feliz em saber que não estava assim tão errada, nesse meu conceito de liberdade, ao ler A Ética do Cuidado de Si como Prática da Liberdade de Michael Foucault. Seguindo o ponto de vista do filósofo francês, eu poderia resumir a questão como sendo a liberdade o controle sobre nossos próprios desejos e vontades. Explico: Para Foucault, a expressão da liberdade de cada um está intimamente ligada ao cuidado que cada um tem de si. Alguém que se entrega ao alcoolismo, por exemplo, não está usando de sua liberdade. Uma vez que não tem o controle sobre seus desejos e vontades. E, segundo ele, esse controle vem do conhecimento. Diz o filósofo:

“Não é possível cuidar de si sem se conhecer. O cuidado de si é certamente o conhecimento de si (...) mas é também o conhecimento de um certo número de regras de conduta ou princípios.Cuidar de si é se munir dessas verdades...” pág.269

Tal número de regras de conduta ou princípios é estabelecido pela sociedade na qual nos encontramos, é claro. Munidos “dessas verdades”, devemos usar a ética como “prática racional de liberdade”. Partindo desse princípio, entende-se liberdade não como, simplesmente, o ato de se jogar tudo pro alto e sair correndo mas, como sinônimo de controle, domínio sobre desejos e vontades, como já mencionei aqui.Quem não cuida de si, ou porque bebe, ou porque fuma, ou porque é viciado em internet, cocaína – que são dois extremos mas vício é vício - , ou porque não se livra de seus medos, ou porque insiste em viver sofrendo, ou porque saiu nu no meio da rua, ou porque não foi votar na última eleição por decisão própria, não é livre...

Resumindo: ser livre é entender o jogo das tais “regras de conduta ou princípios” estabelecidos e determinar a sua posição pensando no cuidado que você deverá ter de si próprio. Eu jamais havia pensado em liberdade como controle. Especialmente sobre coisas, aparentemente, mais simples. Mas é óbvio que isso faz todo o sentido. Só podemos ser livres tendo o controle sobre aquilo que diz respeito a nós mesmos. E como isso nem sempre é possível, o importante é estarmos cientes de se aquilo o que entendemos como ser livre é realmente o melhor para nós. Isso fará a diferença!

Sem conseguir fugir dessa idéia de que liberdade é fazer o que é bom para mim, descobri um lugar onde não sou/ou não estou - definitivamente - livre: minha sala de aula. Uma vez que não faz bem para mim, saber que é preciso que se ofereça mais ao meu aluno: como material didático, por exemplo.Ou saber que posso, enquanto professora, oferecer mais a ele mas as condições para a realização do meu trabalho não são favoráveis, nem a mim nem aos meus alunos - devido ao grande número de alunos por turma ou porque o nível de conhecimento que alguns deles apresentam não é o mesmo partilhado pelo grupo no qual eles estão inserido. Ontem mesmo, recebi uma tabela que me indica o número de alunos que poderão ser reprovados ao final do ano, independente da disciplina. Pensei: o que significa poder reprovar um aluno? Infelizmente - ou felizmente, para mim - não estou sozinha nessa. Tenho ouvido muitos professores se queixarem do quanto se sentem aprisionados em suas salas de aulas por diversas razões. A educadora Tania Zagury, inclusive, lançou há pouco tempo o livro Professor Refém – Para pais e professores entenderem por que fracassa a educação no Brasil. Ainda não li seu livro, mas saber que cerca de 2 milhões de docentes, de escolas públicas e privadas em quarenta e duas cidades brasileiras partilham do mesmo sentimento que eu, faz com que eu não me sinta uma estranha no ninho.Ufa! Mas não alivia a minha angústia. Foi justamente pensando no título do livro da Tania, no que ouço de meus colegas, no meu espaço em sala de aula e no tipo de ensino que é oferecido agora no Brasil que me levaram de volta a Michel Foucault e a descoberta da minha liberdade perdida. Escolhi minha profissão ouvindo conselhos para alçar outros vôos e deixar a árdua profissão de professor de lado. Nessa época, eu já pensava que ser livre era fazer o que é bom pra mim. E ser professora era algo que me dava grande sensação de liberdade. Calma! Nem tudo está perdido e isso aqui não é uma carta de renúncia a minha profissão. Talvez, um desabafo. Porém, mais que isso, é o começo da minha viagem de volta em busca da minha liberdade enquanto professora.

Zélia Palmeira

Texto escrito para o Cecplin,UFPB.